Esta semana apos realizar alguns exames ligue no plano para agendar uma reconsulta com a Endocrinologista e para minha surpresa foi a seguinte a agenda da doutora já esta fechada de dezembro a janeiro,e ai o que fazer com os exames no qual ela queria com a máxima urgência entregar só em fevereiro nem pensar ai lembrei que uma amiga que também vai fazer a bariátrica comentou que entrou com recurso para ser atendida antes e tudo deu certo então vou fazer a mesmo coisa após 72 horas que o plano pediu para resolver o meu caso então vamos esperar mais só até segunda dia 03/12/2012.
Por isso segue abaixo algumas regras que temos que exigir nos planos de saúde sempre:
Período para uso dos serviços contratados e prazos máximos de atendimento
Carência: período para começar a usar o plano
Para saber a partir de quando você poderá utilizar seu plano após a contratação, é importante verificar os prazos de carência. Carência é o tempo que você terá que esperar para ser atendido pelo plano de saúde em um determinado procedimento. Esse tipo de informação está presente no seu contrato.
Pela legislação de planos de saúde, para planos individuais ou familiares novos ou adaptados, contratados a partir de 02 de janeiro de 1999 ou adaptados à lei, a empresa que vende o plano de saúde pode exigir:
Situação |
Tempo a ser aguardado após a contratação do plano de saúde*
|
---|---|
Casos de urgência, acidentes pessoais ou complicações no processo gestacional, e emergência, risco imediato à vida ou lesões irreparáveis. | 24 horas |
Partos a termo, excluídos os partos prematuros | 300 dias |
Doenças e lesões preexistentes (quando contratou o plano de saúde, a pessoa já sabia possuir)** | 24 meses |
Demais situações | 180 dias |
Atenção:
* Esses são limites de tempo máximos. Isso quer dizer que a operadora de planos de saúde pode exigir um tempo de carência menor que o previsto na legislação.
** Para as doenças e lesões preexistentes, o consumidor tem cobertura parcial temporária até cumprir dois anos de carência. Durante esse período, ele não tem direito à cobertura para procedimentos de alta complexidade, leitos de alta tecnologia - CTI e UTI - e cirurgias decorrentes dessas doenças. Entretanto, se o paciente decidir ser atendido nesses casos, mesmo sem ter aguardado ainda o tempo estabelecido, ele poderá escolher pagar um valor adicional para ter acesso a esses atendimentos – isso se chama agravo.
Prazos máximos para atendimento
Confira os prazos máximos para atendimento dos beneficiários dos planos de saúde conforme cada tipo de plano - ambulatorial, hospitalar com ou sem obstetrícia, referência ou odontológico.
Serviços |
Prazo máximo de atendimento
(em dias úteis) |
---|---|
Consulta básica - pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia | 07 (sete) |
Consulta nas demais especialidades | 14 (catorze) |
Consulta/ sessão com fonoaudiólogo | 10 (dez) |
Consulta/ sessão com nutricionista | 10 (dez) |
Consulta/ sessão com psicólogo | 10 (dez) |
Consulta/ sessão com terapeuta ocupacional | 10 (dez) |
Consulta/ sessão com fisioterapeuta | 10 (dez) |
Consulta e procedimentos realizados em consultório/ clínica com cirurgião-dentista | 07 (sete) |
Serviços de diagnóstico por laboratório de análises clínicas em regime ambulatorial | 03 (três) |
Demais serviços de diagnóstico e terapia em regime ambulatorial | 10 (dez) |
Procedimentos de alta complexidade (PAC) | 21 (vinte e um) |
Atendimento em regimento hospital-dia | 10 (dez) |
Atendimento em regime de internação eletiva | 21 (vinte e um) |
Urgência e emergência | Imediato |
Consulta de retorno | A critério do profissional responsável pelo atendimento |
7 comentários:
Pois é menina, os planos de saúde estão assim agora, só funcionam na base da justiça!!!
Isso é um horror, porque é bem como você disse, quando contratamos eles prometem um monte de coisas, mas depois mostram que não é bem assim.
Vá atrás dos seus direitos mesmo, não deixe que eles te passem pra trás.
Bjuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus.
pois é amiga essa pessoa que sempre reclama é eu, e vou te falar mais tem que fazer isso mesmo, semana passada um atendente da ANS me ligou perguntando se eu tinha conseguido a antecipação da consulta presvista na lei, respondi a ela que sim e ainda perguntei que se toda vez vou ter que ficar reclamando por uma coisa que o plano tem o dever de fazer, ela disse que enquanto o plano não se adequar é para ir reclamando sim, e assim eles vao colocar o plano na malha fina e assim bloqueando o plano de vender para que ele possa se adequar e ainda vão levar um multa bem grande, então gente vamos reclamar sim.ok
Oi Cássia, estou te acompanhando! Visite e siga meu log. Beijos, Bianca
http://aesperadabariatrica.blogspot.com.br/
Minha consulta saiu vale a pena reclamar ainda mais quando a gente esta nos direito consulta marcada para o dia 13/12/2012 olha a diferença de datas ....
Amo quando vcs postam meninas não parem adoro a todas
bjs
Cássia também estou acompanhando seu blog, e também comecei a fazer o meu, aguardo sua visita lá...bjs.http://sleeve-gastrectomiaverticalsimounao.blogspot.com.br/.
Que bom que deu certo, vale a pena reclamar sim, beijinhos e boa sorte...
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